Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trimezia fistulosa var. longifolia Chukr CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Trimezia fistulosa var. longifolia é uma variedade herbácea restrita à região da Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. Possui uma restrita EOO de 17,48 km² e desenvolve-se entre Afloramentos Rochosos. Observou-se que sua pequena população tem se expandido nos últimos 20 anos, apesar disso, o ambiente onde sua população ocorre tem como ameaças, o desmatamento para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios indiscriminados, retirada de espécies ornamentais e atividade turística. Considera-se, desta forma, que a espécie possua uma situação de ameaça. Devido a sua distribuição muito restrita, especifidade de habitat e ameaças ao seu ambiente de ocorrência, ?T. fistulosa var. longifolia foi categorizada como Criticamente (CR) em perigo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia juncifolia (Klatt) Lovo & A.Gil;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia juncifolia ;
  • > Trimezia fistulosa var. longifolia ;
  • > Trimezia caeteana ;
  • > Trimezia concinna ;
  • > Cypella purgans ;
  • > Lansbergia juncifolia ;
  • > Lansbergia purgans ;
  • > Trimezia bicolor ;
  • > Trimezia fibrosa ;
  • > Trimezia juncifolia subsp. aurantiaca ;
  • > Trimezia juncifolia subsp. parviflora ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bol. Bot. Univ. São Paulo 13: 106 1992.Esta variedade se diferencia da variedade típica por apresentar menor porte, folhas recurvadas e ápice obtuso (Chukr, 1992).

Distribuição

Conhecida até o momento apenas na Serra do Cipó, estado de Minas Gerais (Chukr, 1992, 2012). Ao longo de 20 anos de observações foi constatado que a população continua se expandindo na pequena área que circunscreve na Serra do Cipó (Chukr; Giulietti, 2008).

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, floração ocorrendo no mês de fevereiro e frutificação de julho a agosto, ocorre no Cerrado crescendo entre afloramentos rochosos (Chukr, 1992; Chukr; Giulietti, 2008)

Ameaças

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Parque Nacional da Serra do Cipó, área de ocorrência da espécie, apesar de área protegida ainda sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turistica (Madeira, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Criticamente em perigo (CR). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

Referências

- CHUKR, N.S. Dois novos táxons em Iridaceae da Serra do Cipó, Minas Gerais. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 13, p. 103-109, 1992.

- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MADEIRA, J.A. Plano de manejo: Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encarte 2, p.102, 2009.

Como citar

CNCFlora. Trimezia fistulosa var. longifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia fistulosa var. longifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:29:30